• (41) 3257-0057
  • 41 99808-9957
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Robô ajudante de idosos

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Uma iniciativa da empresa GrowMeUp em Portugal, está ajudando pessoas idosas a viver uma vida mais independente e com total autonomia.

Trata-se de um Robô desenvolvido para ser um companheiro de casa: o robô do projeto GrowMeUp, foi criado para ajudar a melhorar a qualidade de vida de idosos que vivam sozinhos.

A ideia não é substituir os serviços executados por humanos, mas sim criar uma interação estimuladora que complemente o apoio domiciliário.

O projeto europeu GrowMeUp está desenvolvendo a capacidade dos dispositivos para que reconheçam pessoas e objetos, processem emoções e comuniquem. “O robô consegue sintetizar a voz e reconhecer palavras. A partir daí conseguimos construir um diálogo que vai evoluindo de acordo com o que a pessoa vai dizendo”, explica Gonçalo Martins, da Universidade de Coimbra.

Os robôs estão ligados à “nuvem” para processarem a informação, sendo que a ideia é instalar todo um sistema no contexto em questão. O conceito é parecido com um Smartphone, sendo capaz de reconhecer comandos de voz e reconhecimento facial. Além de poder ser programado para determinadas tarefas, como monitorar temperatura do ambiente, controle de remédios, entre outros.

A iniciativa está em fase de testes e com toda certeza abre muitas possibilidades para o futuro, melhorando a qualidade de vida das pessoas e tornando ambientes mais seguros.



© 2021 Mayoredad. Todos os direitos reservados.