Uma iniciativa da empresa GrowMeUp em Portugal, está ajudando pessoas idosas a viver uma vida mais independente e com total autonomia.
Trata-se de um Robô desenvolvido para ser um companheiro de casa: o robô do projeto GrowMeUp, foi criado para ajudar a melhorar a qualidade de vida de idosos que vivam sozinhos.
A ideia não é substituir os serviços executados por humanos, mas sim criar uma interação estimuladora que complemente o apoio domiciliário.
O projeto europeu GrowMeUp está desenvolvendo a capacidade dos dispositivos para que reconheçam pessoas e objetos, processem emoções e comuniquem. “O robô consegue sintetizar a voz e reconhecer palavras. A partir daí conseguimos construir um diálogo que vai evoluindo de acordo com o que a pessoa vai dizendo”, explica Gonçalo Martins, da Universidade de Coimbra.
Os robôs estão ligados à “nuvem” para processarem a informação, sendo que a ideia é instalar todo um sistema no contexto em questão. O conceito é parecido com um Smartphone, sendo capaz de reconhecer comandos de voz e reconhecimento facial. Além de poder ser programado para determinadas tarefas, como monitorar temperatura do ambiente, controle de remédios, entre outros.
A iniciativa está em fase de testes e com toda certeza abre muitas possibilidades para o futuro, melhorando a qualidade de vida das pessoas e tornando ambientes mais seguros.